Congonhas

  • Cidade dos Profetas
  • 48.550 Habitantes

Situada a 70 km de Belo Horizonte, na região do Alto Paraopeba, Congonhas recebe turistas de várias partes do Brasil e do mundo para apreciar a grande obra do artista barroco Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. O nome Congonhas, vem do tupi Congói, e quer dizer o que sustenta, o que alimenta.
No Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, que fica no alto de uma colina, o mestre Aleijadinho esculpiu em pedra sabão as famosas imagens de doze profetas em tamanho real.  Outro atrativo são as seis capelas que compõem o Jardim de Passos em frente à Basílica, representando a Via Sacra com belíssimas imagens em cedro feitas também por Aleijadinho. Por toda a riqueza e grandiosidade, esse conjunto foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.
A cidade também ganhou fama na década de 60 em virtude das curas efetuadas pelo médium Zé Arigó, que incorporava o espírito do médico alemão Fritz. Pessoas do mundo inteiro visitavam Congonhas em busca de cura. Até cientistas americanos da Nasa estudaram o fenômeno.

Obras de Aleijadinho - Acervo IER
Basilica
Igreja Rosário
Igreja Nossa Senhora da Conceição
Compartilhe esta página:
Serviços
Viva, experimente, descubra.
Explore

serviços

Prefeitura
(31) 3731-1300

Secretaria Municipal de Cultura
(31) 3731-3133