Conselheiro Lafaiete

  • 123.275 Habitantes

Situada a 96 km de Belo Horizonte, na região do Alto Paraopeba, Conselheiro Lafaiete é o 22º município mais populoso do estado, com cerca de 120 mil habitantes. Integra o circuito turístico Villas e Fazendas.

Como atrativos turísticos, possui parques, horto florestal, além de belíssimas fazendas.

Sua história pode ser conhecida através do Museu e Arquivo Antônio Perdigão, do Museu Ferroviário e do Museu Marcílio Milagres.

Na área cultural, Lafaiete ganhou notoriedade na literatura. Os moradores orgulham-se de dizer que o romance "Escrava Isaura" foi escrito por Bernardo Guimarães em Conselheiro Lafaiete.

O município também promove festivais e exposições de artes plásticas, artes cênicas, musicais, literárias e artesanato. 

Matriz São Sebastião
Cristo
Igreja Santa Efigenia
Museu Ferroviário
Praça Tiradentes
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Testemunha do passar dos tempos, a Matriz é o mais valioso patrimônio artístico de Conselheiro Lafaiete. Fazem parte do acervo da igreja a imagem do Senhor dos Passos, vinda de Portugal, no século XVII, tem o sangue da testa e das mãos encarnadas em rubi.

Em seu interior, estão sepultados, entre os restos mortais de outras figuras famosas, os do Barão de Pouso Alegre e o da Baronesa, bem como as cinzas do seu filho, o conselheiro do Império, Lafayette Rodrigues Pereira, patrono da cidade.

Igreja Matriz de São Sebastião

Em 31 de maio de 1931, ocorreu a benção da pedra fundamental para construção do novo templo, cujo santo de devoção seria São Sebastião, o padroeiro da freguesia (bairro Lafayette). Durante a benção, estiveram presentes: Governo Provisório da República Brasileira, o doutor Getulio Dornelas Vargas e o Acerbispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, o interventor do Estado de Minas Gerais, o doutor Olegário Maciel, e o governante da cidade, o coronel José Correia de Figueiredo.

A Capela tornou-se paróquia de São Sebastião em 1941, sendo seu primeiro pároco o Monsenhor Antonio José Ferreira, que permaneceu à frente da paróquia até sua morte em 1985, sendo substituído por seu irmão o padre Ermano José Ferreira, até falecer em 2004. Dentre as curiosidades da Igreja Matriz São Sebastião estão os sinos que foram doados pela Rainha Helena, da Itália, em 1914 para a antiga Capelinha, em atenção a uma petição da colônia italiana de Queluz.

Museu Ferroviário

O Museu Ferroviário reúne em seu acervo, além de uns vastos materiais bibliográficos, documentais e fotográficos, móveis e objetos usados na antiga estação e nas oficinas da Estrada de Ferro. Destacam-se uma locomotiva a vapor e um guindaste, ambos do início do século XX.

Existe ainda no Museu o Memorial de Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira. Nele os visitantes poderão conhecer a história deste grande jurisconsulto, patrono do município, através de fotografias, móveis e objetos pessoais, material bibliográfico e um farto acervo documental, doado por sua família. 
Mais

hospedagem

Minas Platinum Hotel

O Minas Platinum Hotel & Convention oferece decoração moderna, restaurante e Wi-Fi gratuito. O café da manhã continental de cortesia é servido diariamente. Decorados com bom gosto, os quartos incluem ar-condicionado, frigobar e banheiro privativo com produtos de banho de cortesia.
Os extras incluem cofre, roupa de cama e TV de tela plana a cabo. Além disso, o Minas Platinum oferece recepção 24 horas, jardim, um lounge de uso comum, depósito de bagagem, lojas no local. e oferece estacionamento gratuito. 

  • Endereço: RUA LOPES FRANCO Nº: 899 CARIJÓS
  • Telefone: (31) 973645900
  • E-mail: reservas@minasplatinum.com
conheça

Hotel Meri

O Hotel Meri possui completa estrutura de acomodações, com aconchegantes apartamentos e atendimento personalizado, visando proporcionar a seus hóspedes uma estadia tranquila e de qualidade, mas sempre preços acessíveis.

  • Endereço: Rua Cel. Albino Nº: 3 Centro
  • Telefone: (31) 3763-8870
  • E-mail: reservas@hotelmeri.com.br
conheça

Estalagem Casa Rosada

A Estalagem Casa Rosada, possui 13 aconchegantes apartamentos localizados em uma Villa em estilo colonial e duas suítes na sede.
Os apartamentos da Villa Colonial têm capacidade para até 04 pessoas em leitos individuais e apresentam piso em tábua corrida e cerâmica requeimada, bancadas em granito, lustres, armários em pátina, cama box, ventilador de teto, frigobar e TV.
As suítes da sede conta com móveis em madeira rústica, cama de casal, ventilador de teto, frigobar, TV, banheiro amplo e confortável. 

  • Endereço: rod 040 km 644 Nº: 644 Zona rural
  • Telefone: (31) 2551-5740
  • E-mail: adriana@estalagemfazendalazer.com.br
conheça
Mais

Restaurantes

Mais

dicas

A cidade de Conselheiro Lafaiete, de janeiro a dezembro, apresenta para todos que a visitam a cultura popular. Uma das principais manifestações que acontecem na cidade é o Festival de Congado, realizado no último domingo do mês de Julho.

serviços

Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Departamento de Turismo

(31) 3769-9037

Rodoviária
(31) 3769-2509 / 2510

Aeroporto das Bandeirinhas (vôos particulares)
(31) 3799-8699