Inconfidencia (Sebollas)

  • Inconfidência

Comunidade do município de Secretário / RJ. A localidade de Sebollas, também conhecida com Inconfidência, guarda passagens importantes de nossa história. Consta que ali, com frequência pousava Tiradentes em suas viagens ao Rio de Janeiro, tendo ali desenvolvido algumas amizades. Preso e enforcado por sua atuação na Inconfidência Mineira, o Alferes teve seu corpo partido em pedaços e algumas partes expostas em lugares públicos ao longo do trajeto por ele habitualmente percorrido desde as Minas Gerais para que constasse como exemplo e desestímulo a novos eventuais insurgentes.

Foi assim que, uma das partes de seu corpo, o quarto superior esquerdo, foi pendurado na localidade de Sebollas. Naquela localidade residiam Ana Quitéria Joaquina de Oliveira e seu marido, o capitão Luis Alves de Freitas Belo, os quais viriam a ser os avós maternos de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Consta que os filhos de D. Ana juntamente com Padre Paulo, seu irmão, após alguns dias recolheram a parte já em decomposição e sepultaram-na sob o altar da igreja local.

Fonte: https://www.secretario.com.br/o-que-fazer/pontos-turisticos/380-sebollas 
Atualmente, Sebollas abriga o Museu Sacro Histórico de Tiradentes, uma pequena e simpática construção na qual se encontram os restos mortais do alferes, vestimentas e peças do período.
Estando em Secretário, visitar Sebollas é um passeio e tanto.

sebollas
Sebollas 2
blob
Compartilhe esta página:
Serviços
Viva, experimente, descubra.
Explore