Ipoema

  • 2.746 Habitantes

O pacato distrito de Ipoema é definido por uma encantadora paisagem natural. É um lugar agradável, cercado por magníficas montanhas, muito verde, além do povo hospitaleiro.  

A aproximadamente 86 km de Belo Horizonte, Ipoema resguarda maravilhosas cachoeiras, entre elas, uma das mais belas e conhecidas, Cachoeira Alta. Com seus 110 metros de queda d’água, atrai turistas, praticantes de esportes radicais e eventos para o local, que é equipado com boa infraestrutura.

 Já no centro do distrito pode-se encontrar o Museu do Tropeiro. Com acervo de mais de 500 objetos que remontam os valores e a cultura tropeira, o museu conta com diversos eventos como a tradicional Roda de Viola, que costuma acontecer aos sábados de lua cheia. 

Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Paisagem da região de Ipoema
Morro Redondo
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Cachoeira do Patrocínio Amaro

Apropriada para banhos, a cachoeira é formada por duas quedas que totalizam 50m. Suas águas descem por um paredão rochoso que forma uma pequena gruta, cercada de mata nativa, e uma praia com areias claras.

Possui fácil acesso, com restaurante, lanchonete e área de camping. Localizada na Fazenda Cachoeira Alta, à 12 Km de Ipoema, acesso por estrada de terra, ou pela BR 262 / Km 381 – trevo de Bom Jesus do Amparo.

Parque Estadual Mata do Limoeiro

O nome da unidade remete à Fazenda do Limoeiro, originalmente na área do parque, e que hoje não existe mais. A região está localizada na Serra do Espinhaço, a cerca de 7km do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Dados gerais e curiosidades:
Criado em 22 de março de 2011.
Com 2.056 hectares.
Municípios: Itabira (distrito em Ipoema).
A região está localizada na serra do Espinhaço, a cerca de 7km do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Atrações:
- Cachoeira do Derrubado – 1h (caminhada).
- Cachoeira do Gabriel – 20 minutos (caminhada).
- Cachoeira do Paredão - 45 minutos (caminhada).
- Cascata do Limoeiro – 50 minutos (caminhada).
- Circuito Limoeiro Bike – 45 minutos (caminhada).
- Gruta do Limoeiro.
- Lagoa do Limoeiro.
- Lagoa do sitio Jorge – 30 minutos (caminhada).
- Mirante do Alto Campestre.
- Mirante do Campestre.
- Mirante do Lobo.
- Mirante Mata do Segredo.
- Trilha do Bosque – 10 minutos (caminhada).

Para visitar:
Entrada gratuita. De terça a domingo de 8:00 às 16:00.

Contato:

E-mail:
alex.oliveira@meioambiente.mg.gov.br / parquemata.limoeiro@meioambiente.mg.gov.br
Telefone: (31) 3799-9292.
Endereço: Fazenda Santa Rosa , Distrito de Ipoema, Município de Itabira, Minas Gerais, CEP: 35.905-000.

Distância:

Belo Horizonte: 90km.
Governador Valadares: 252km.
Juiz de Fora: 351km.
Rio de Janeiro: 550km.

Como chegar
:
A partir de Belo Horizonte, seguir a BR-381, sentido João Monlevade, até o acesso ao município de Bom Jesus do Amparo. Percorrer aproximadamente 6 km² até a sede do município, onde se encontram placas indicativas com a direção de saída para o distrito de Ipoema. Atualmente, o acesso ao distrito é feito em estrada pavimentada com extensão aproximada de 13 km².

Infraestrutura:

Alojamento e sede do parque.

Onde ficar:

Bom Jesus do Amparo, Ipoema, Itabira.

Dicas:
- A melhor é época para visitar o parque é de março a novembro, uma vez que no período chuvoso o volume de água aumenta consideravelmente, que e apresenta dificuldade de acesso e impõe risco aos visitantes. Inclusive, várias cachoeiras não podem ser visitadas com chuvas.
- O Morro Redondo é um local especial pela sua grande expressividade religiosa e cultural em diversas épocas do ano, em especial na Caminhada de Santa Cruz, que atrai centenas de turistas anualmente. A caminhada acontece no primeiro sábado do mês de maio. São 13 km² de caminhada de Ipoema até o Morro Redondo. No dia 3 do mesmo mês comemora-se o dia de Santa Cruz.
- A festa de comemoração do aniversário do Museu dos Tropeiros acontece no último final de semana do mês de março.  

Mirante Morro Redondo

Mirante natural com 1.200m, de onde se tem uma visão de 360º de toda região. Local apropriado para meditação e contemplação das belas montanhas. No seu topo, encontra-se a Capela do Senhor do Bonfim.
Mais

hospedagem

Pousada Tropeiro Real

Aconchegante pousada situada no eixo principal da Estrada Real. Apartamentos com banheiro, TV, ventilador e frigobar. Rede de internet sem fio, área de churrasqueira, biblioteca, pomar, pasto para cavalos, e espaço para guardar bicicletas.

  • Endereço: Rua Conceição Torres Lage Nº: 100 Centro
  • Telefone: (31) 3833-9294
  • E-mail: tropeiroreal@gmail.com
conheça

Pousada Quadrado

A pousada está a 150 metros da praça principal e do Museu do Tropeiro. Possui 6 apartamentos com ventilador de teto e TV SKY. Os banheiros possuem bancada de granito e box de vidro. Possui uma ampla área de café, uma sala de convivência e outra para leitura. Internet e estacionamento grátis. 

conheça

Hotel Fazenda Boi Tempo

O bem-estar e o sossego de uma fazenda autenticamente mineira, em meio à paisagem de campos, montanhas, riachos e quedas d’água, a apenas 88 quilômetros de Belo Horizonte. A comida, preparada no fogão a lenha, com muito zelo e capricho.
Os aconchegantes aposentos, que se reservam a um número restrito de hóspedes, assegurando-lhes atendimento cuidadosamente personalizado. Cavalgada, caminhada, piscina, a gastronomia e hospitalidade mineira são apenas alguns de nossos serviços. 

  • Endereço: Fazenda Barra de Santo Antônio Nº: sn Chapada de Ipoema
  • Telefone: (31) 9939-1000
  • E-mail: boitempo@yahoo.com.br
conheça
Mais

Restaurantes

Mais

dicas

PARQUE ESTADUAL MATA DO LIMOEIRO

O nome da unidade remete à Fazenda do Limoeiro, originalmente na área do parque, e que hoje não existe mais. A região está localizada na Serra do Espinhaço, a cerca de 7km do Parque Nacional da Serra do Cipó. Parte do parte fica no distrito de Ipoema 

serviços

Prefeitura (Itabira)
(31) 3839-2000

Secretaria de Turismo
(31) 3839-2525 / (31) 3839-2310

Site (Itabira)
www.itabira.mg.gov.br