Joao Monlevade

  • Joao Monlevade

O município tem este nome em homenagem ao seu fundador "João Monlevade" que já tinha colocado seu nome em vários estabelecimentos e construções de sua propriedade, tais como: Fazenda Monlevade, Solar Monlevade, Forja Monlevade, Fábrica Monlevade e Usina Monlevade. Uma vez que a designação Monlevade se encontrava já implantada para o lugar, nada mais justo do que prestar uma homenagem póstuma a seu fundador completando o nome para João Monlevade.

João Monlevade pertence à microrregião de Itabira e a mesorregião metropolitana de Belo Horizonte, localizando-se a leste da capital do estado. Apesar da proximidade de Belo Horizonte, que poderia desestimular o comércio local, João Monlevade encontrou exemplos dinâmicos na atividade comercial local, sendo o segmento varejista o mais tradicional. No ramo de serviços, o município é considerado um polo da região, merecendo destaque os de saúde, educação, manutenção e montagem industrial, havendo também uma boa infraestrutura para o turismo. A cidade é o ponto de passagem dos turistas que saem em busca do litoral, sendo parada obrigatória em razão as suas belas naturais. Em épocas de veraneio, a cidade recebe muitos visitantes de todas as partes do Brasil. Por isso possui excelentes hotéis, ótimos restaurantes, tudo isso aliado ao comportamento receptivo dos habitantes da cidade, que são bastante acolhedores e amáveis. Além de servir como "ponto de apoio" aos turistas, a cidade conta também com atrações para o turismo histórico, ecológico e religioso. João Monlevade possui a única igreja do mundo construída em formato de "V"- a Matriz São José do Operário. Segundo as pessoas que a conhecem, a igreja foi construída no formato de um cálice.

blob
blob
Compartilhe esta página:
Serviços
Viva, experimente, descubra.
Explore

dicas

A Serra do Seara, que é onde está o ponto mais alto do município, oferece pista para voos livres, além de ser uma importante reserva ecológica e ambiental.