Lima Duarte

  • 16.166 Habitantes

Localizada na região da Zona da Mata, a cerca de 280 km de Belo Horizonte, Lima Duarte é um município abençoado pela natureza.

Dona de belíssimas cachoeiras, a cidade é sede de um dos mais visitados parques estaduais de Minas, o Parque Estadual do Ibitipoca. Entre os encantos de sua vasta vegetação predominantemente de mata atlântica, Lima Duarte oferece caminhadas e cavalgadas pelas trilhas em direção a Serra da Rancharia, onde se pode desfrutar de deliciosas cachoeiras e iguarias produzidas na região.

Já o passeio pelo Cânion das Andorinhas apresenta belas quedas d’água, corredeiras e misteriosas grutas, além de proporcionar aos visitantes mais aventureiros a prática de rapel e tiroleza. 

A cidade também conta com um belo patrimônio histórico que remete às épocas do Brasil Colônia e Império, como a Estação Ferroviária Lima Duarte, tombada pelo município.

Parada dos Tropeiros
Parque Estadual do Ibitipoca
Estrada até Santa Rita do Ibitipoca
Paredão de pedra no Parque do Ibitipoca
Ibitipoca
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores

A Igreja da Matriz foi construída em 1768, onde anteriormente havia uma ermida tosca. O estilo da construção lembra o Espanhol, com duas extremidades do telhado, voltado para cima, o mesmo acontecendo com a sacristia. 

Parque Estadual do Ibitipoca

Em tupi-guarani, Ibitipoca significa serra que estoura. O nome remete à grande quantidade de descargas elétricas (raios) que ocorrem na região.

Dados gerais e curiosidades:
Criado em 4 de Jullho de 1973 com 1.488 há;
Municípios: de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca;
Localiza-se na divisa das bacias do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul.

Atrações:
O parque é dividido em quatro circuitos: Circuito das Águas, Circuito Janela do Céu, Circuito do Pião e Circuito da Parte Alta das Águas.

Circuitos da águas (4h de caminhada)
Possui 5 km de extensão. O acesso é fácil e há mirantes durante o passeio para contemplação da paisagem. No percurso, grutas, lagos e pontes. Grau de dificuldade: entre médio e baixo.
- Gruta dos Coelhos
- Lago das Miragens
- Prainha

Circuito do Pião (4h de caminhada)
Possui 9 km de extensão. Circuito longo, com muitas subidas. Grau de dificuldade: médio.
- Gruta do Pião
- Gruta dos viajantes
- Pico do Pião

Circuito Janela do Céu (6h de caminhada)
Possui 16 km de extensão. Grau de dificuldade: alto.
- Cachoeirinha
- Janela do Céu
- Pico da Lombada

Circuito da parte alta das águas (3h de caminhada)
Possui 7,5 km de extensão, não sinalizados. Grau de dificuldade: médio. Apesar do acesso fácil, a visitação só pode ser feita na companhia de um guia ambiental devido ao circuito ainda não possuir sinalização e intervenções necessárias, como pontes e escadas.
- Cachoeira do Degrau
- Cachoeira encantada
- Cachoeira da Pedra Furada
- Campari
- Dois lagos

Para visitar:
Todos os dias, das 7h ás 18h. As segundas-feiras, o parque só funciona quando é feriado. A entrada é cobrada: durante a semana R$10, e aos finais de semana e feriados, R$20. Estudante com identificação e maiores de 60 anos pagam meia-entrada. Estacionamento é pago.

Contatos
:
Email:
peibitipoca@meioambiente.mg.gov.br
Tel: (32) 3281-1101.
Endereço: Parque Estadual do Ibitipoca, Caixa Postal 17, Lima Duarte, Minas Gerais, CEP 30140-000.

Distâncias:

Belo Horizonte: 350 km
Juiz de Fora: 95 km
Rio de Janeiro: 260 km
São Paulo: 450 km

Como chegar:

Seguir em direção a Juiz de Fora pela BR-040 e entrar no trevo de acesso à BR267, prosseguindo em direção a Lima Duarte. Para chegar ao Distrito de Conceição de Ibitipoca são mais 27 quilômetros de estrada de chão e, de lá, mais 4 quilômetros até a portaria do parque.

Infraestrutura
:
Portaria 24h, área para camping com capacidade para 24 barracas (limite de três pessoas por barraca), lavanderia, centro de visitantes, auditório com capacidade para 50 pessoas, trilhas sinalizadas, vestiários masculino e feminino, churrasqueiras, restaurante, lanchonete, enfermaria, centro de apoio à pesquisa, alojamento para pesquisadores, biblioteca, loja de souvenires, estacionamento.

Dicas:
- No inverno, a temperatura pode chegar a 0° C e no verão a 36°. Leve traje de acordo.
- Aconselha-se o uso de lanterna nas grutas e também não visitá-las sozinho. 
- Calce botas de caminhada ou tênis bem fechados.  
Mais

hospedagem

Gabvini Hotel

O Gabvini Hotel dispõe de Wi-Fi gratuito e estacionamento privativo gratuito. Os quartos incluem TV de tela plana e banheiro privativo.A propriedade dispõe de recepção 24 horas.

  • Endereço: RUA JOSE DE SALES Nº: 265 CENTRO
  • Telefone: (32) 3281-1887
  • E-mail: gabvini.hotel@yahoo.com.br
conheça

Pousada Sitio das Hortências

O Sítio das Hortênsias é cercado pela natureza, oferece uma vista deslumbrante da montanha, chalés completos e uma cachoeira no local.
A propriedade tem uma residência principal com lounges comuns, uma varanda térrea compartilhada com redes e vista para a montanha. A área de estar possui uma lareira. Todos os chalés são decorados com simplicidade, e contam com uma cozinha que inclui fogão e frigobar. Também dispõem de uma TV e banheiro privativo com chuveiro quente.

  • Endereço: Sítio Hellas Nº: sn conceição do ibitipoca
  • Telefone: (32) 984086605
  • E-mail: sitio.hortensias@hotmail.com
conheça

Hotel e Chalés Arco-Íris

O Hotel e Chalés Arco-Íris é um empreendimento pensado e concretizado para desfrutar de apartamentos amplos e arejados, totalmente equipados e com vista deslumbrante para as montanhas da Serra Azul, busca proporcionar a seus clientes momentos únicos de tranquilidade e descanso com conforto, romantismo e harmonia junto a natureza. 

O Hotel e Chalés Arco-Íris possui chalés e apartamentos com TV, frigobar, ar condicionado e telefone. além de serviços como sauna, piscina, salão de jogos com sinuca e totó,biblioteca com sala de leitura, acesso a internet e área de lazer com churrasqueira a beira da piscina, área verde, clima serrano e muita privacidade. Servem café da manhã colonial self service.

conheça
Mais

dicas

Reconhecido como o principal ponto turístico do município de Lima Duarte, o Parque Estadual da Serra de Ibitipoca é também o parque mais visitado de Minas Gerais e um dos mais conhecidos do Brasil. 

serviços

Prefeitura
(32) 3281-1281

Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente
(32) 3281-1195

Guichê de venda de passagens
(32) 3281-1215

Turístico Serras de Ibitipoca
(32) 3216-5349 / 3281-1195
circuitoserrasdeibitipoca@yahoo.com.br 

Site
www.limaduarte.mg.gov.br