Santa Luzia

  • 214.830 Habitantes

Situada na Grande BH, região metropolitana de Belo Horizonte, Santa Luzia fica a 27 km da capital mineira. Por ser uma cidade de estilo colonial, suas principais atrações turísticas são demarcadas por belas construções históricas.

Museus, antigos casarões, igrejas e capelas compõem o cenário que recebeu D. Pedro II e sua comitiva. A Igreja Matriz de Santa Luzia foi edificada em 1701, mas passou por diversas reformas, adotando o estilo rococó, as marcas de Aleijadinho e, finalmente, o estilo neoclássico.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário foi erguida por comunidades negras primórdios do arraial em meados do século 18. O famoso Solar da Baronesa é um dos casarões mais belos da época. Construído entre os séculos 18 e 19, abrigou D. Pedro II durante sua viagem por Minas Gerais. Nos estilos rococó e neoclássico, o solar possui um lindo retábulo dedicado a Nossa Senhora das Dores.

Como a maioria das cidades históricas, o município também possui a sua Rua Direita. Principal centro comercial do então arraial de Santa Luzia do Rio das Velhas, a Rua Direita abrigava as principais famílias da cidade e também concentrava todos os poderes, religioso, executivo, legislativo e judiciário.

Mosteiro de Macaúbas
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Mais

serviços

Prefeitura
(31) 3641-5825

Secretaria de Turismo
(31) 3641-5252

Site
www.santaluzia.mg.gov.br