Santo Antonio do Norte - Tapera

  • Tapera

Distrito de Conceição do Mato Dentro, antigo povoado de Tapera, hoje distrito de Santo Antônio do Norte. A localidade mantém não só a beleza paisagística de seu sítio, mas como também preserva, em decorrência da estagnação econômica, as suas características do período colonial. O aglomerado urbano ainda se limita praticamente a uma única rua, porém bastante harmoniosa e homogênea. Na arquitetura civil resta uma sucessão de casas baixas, de taipa, caiadas de branco. Na arquitetura religiosa, a igreja de Santo Antônio e a capela de Sant’Ana.
A formação do antigo arraial de Tapera remonta ao século XVIII e seus primeiros habitantes se empregavam na mineração do ouro, cuja exploração se fazia no leito do rio Santo Antônio e seus pequenos afluentes ou nas encostas dos morros vizinhos. Esgotados os veios de metal precioso, os moradores passaram por muito tempo a dedicar-se à fabricação de tecidos e chapéus de algodão como alternativa de sobrevivência econômica, pois o solo não se prestava ali a uma atividade agrícola em condições rentáveis. Os produtos de algodão, inclusive colchas, lençóis e toalhas em desenhos coloridos, tinham uma grande aceitação, chegando a ser exportados para o Rio de Janeiro.
O lugar conta hoje com duas pousadas para receber os turistas. A localidade conta ainda com o ETA – Encontro dos Taperenses Ausentes, cavalgadas, banda de música, e turismo religioso como opções de lazer.

Fonte: http://cmd.mg.gov.br/distritos/santo-antonio-do-norte

Tapera
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Mais