Tiradentes

  • 7.551 Habitantes

Relevo acidentado, cultura, entretenimento e muita história. Estamos falando de Tiradentes, simpática cidade mineira localizada a 203 km de Belo Horizonte. 

Engastado no sopé da Serra São José, o município possui um acervo turístico, recreativo e cultural de dar inveja a qualquer outro lugar. 

Dessas terras extraíram-se centenas de quilos de ouro e nos anos iniciais de vida do arraial a primitiva capela foi substituída por um magnífico templo, a Matriz de Santo Antônio, patrimônio cuidadosamente conservado juntamente com o centro histórico. 

Essas características lhe conferem um aspecto bucólico e romântico, atraindo muitos casais e famílias ao local.

Ainda assim, há certa badalação na região central da cidade, recheada de charmosas pousadas e estrelados restaurantes, que oferecem, além de momentos agradáveis, sabores inesquecíveis

Trekking, cicloturismo, cavalgadas e rapel, são algumas das aventuras proporcionadas pela cidade, que também oferece uma excepcional viagem a bordo de uma Maria Fumaça com destino à vizinha São João del-Rei. 


Como se não bastassem as atrações turísticas tradicionais, a cidade conta ainda com eventos praticamente mensais, que agradam a gregos e troianos. Entre os mais célebres, estão a Mostra de Cinema de Tiradentes e o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia. 

Grande polo turístico de Minas Gerais, Tiradentes atrai turistas de todo o mundo em busca de entretenimento e aconchego proporcionados pelos seus ares interioranos e temperaturas amenas.  

Igreja de Santo Antônio
Tiradentes - Marcelo Xavier Costa
Tiradentes
Trem São João del Rei - Tiradentes
Órgão de Tiradentes - foto divulgação
Tiradentes-_Foto_Lucas_Nishimoto-30
Tiradentes - Crédito Daniele Teixeira (18).JPG
Festival Gatronomia Tiradentes - Crédito - Guilherme Gazzinelli_2
Festival Gatronomia Tiradentes - Crédito - Paulo Filho2
Tiradentes - Vista Serra São José
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Construída em pedra, meados do século XVIII, pela Irmandade dos Pretos Cativos. As pinturas no forro representam os quinze mistérios do Rosário e foram trabalhadas por Manoel Vitor de Jesus.

Nesta Igreja foi sepultado Manoel Vitor de Jesus, sob o forro que acabava de pintar. A igreja mais antiga da cidade tem uma torre inacabada.

Preste atenção no altar-mor, folheado a ouro, em estilo rococó; no arco de pedra de cantaria com a pintura Os 15 Mistérios do Rosário; e nos altares laterais, que exibem imagens dos santos negros São Benedito e Santo Antônio de Categeró. 

Santuário da Santíssima Trindade

Fundada em 1776 a primitiva capela dedicada a Santíssima Trindade foi construída na segunda metade do século XVIII, pelo Antônio Fraga, que administrou até 1794, ano de sua morte.

A igreja é simples, sem torres com frontão recortados em volutas acanhadas, tendo no centro o símbolo do Espírito Santo.

Não existe talha no altar-mor, que é todo em tabulas recortadas.

Existem dois altares laterais bem pobres datados de meados do século XIX.

Um dedicado a São José, com interessante imagem do santo e outra ao Menino Deus, já desaparecido.

No altar-mor existe a bela imagem do Padre Eterno, sentado em um trono de nuvens, vestido como um papa, com a cabeça coberta pela tríplice tiara e sobre o peito tem a pomba representando o Divino Espírito Santo.

As suas longas barbas e a pose hierática nos dão a ideia de um papa da Idade Média.

Abaixo está a imagem de Cristo crucificado e Nossa Senhora das Dores.

Num dos nichos existe uma imagem de São João da Mata, fundador da Ordem dos Trinitários.

Na paredes laterais a nave existem oito telas, datadas de 1785, que pertencera a Matriz, representando os quatro principais doutores da igreja.

Na lateral existe uma sala de milagres muito interessante.  

Chafariz de São José de Botas

Construído em 1749 pela Câmara Municipal de São José Del Rei (Tiradentes).

Sua construção tinha três funções: na parte da frente, abastecer com água potável a população, à direita servir como suporte para as lavadeiras locais e à esquerda servir de bebedouro aos animais.

Sua fachada é em estilo barroco e guarda uma rara imagem de São José de Botas e um Brasão de armas do Reino de Portugal.

E como diz a lenda, basta beber um gole desta água cristalina e novamente você retornará à bela Tiradentes.
Mais

hospedagem

Pousada & Antiquário da Matriz

Pousada charmosa,localizada no melhor ponto do Centro Histórico,próxima aos pontos turísticos, restaurantes e comércio. As suítes dispõem de sky,wi fi,chuveiro à gás,ducha pressurizada,frigobar,ventilador de teto,internet, fax,garagem a 100 metros da Pousada, um lindo jardim com vistas para a Serra de São José e um delicioso café da manhã servido num lindo ambiente, no Antiquário da Matriz. Venha e se hóspede num ambiente com serviço simples e aconchegante, onde você se sentirá em casa!

  • Endereço: Rua da Câmara Nº: 88 Centro Histórico
  • Telefone: (32) 3355-1848
  • E-mail: pousadadamatriz@ig.com.br
conheça

Abaporu Pousada

A Abaporu Pousada destaca-se pela localização privilegiada no centro Tiradentes, a menos de uma quadra da praça principal da cidade, o Largo das Forras, pelo bom atendimento e pela qualidade dos produtos e serviços. Nosso café da manhã é bastante variado, com produtos selecionados, produzidos na região. Temos estacionamento e acesso a internet sem fio (wireless).

  • Endereço: Rua Henrique Diniz Nº: 146 Centro
  • Telefone: (32) 3355-1213
  • E-mail: alangandra@hotmail.com
conheça

Pousada Santa Edwiges

Venha conhecer a linda cidade histórica de Tiradentes-MG e hospede-se conosco.Será um prazer receber você e a sua família!Temos quartos com suite,ventilador de teto,tv,internet,frigobar..estacionameto e um café da manhã tipicamente mineiro!O preço das diárias variam de acordo com a data desejada.

  • Endereço: Rua Joaquim Ramalho Nº: 435 Cuiabá
  • Telefone: (32) 3355-1415
  • E-mail: pousadasantaedwiges@hotmail.com
  • Website:
conheça
Mais

Restaurantes

Mais

serviços

Secretaria de Cultura e Turismo
Largo das  Forras, 71
(32) 3355-1212

Rodoviária
Praça Silva Jardim, s/n
(32) 3355-1100

Terminal Rodoviário (São João del-Rei)
(32) 3373-4700

Bancos
Bradesco e Itaú.