Tiradentes

  • 7.551 Habitantes

Relevo acidentado, cultura, entretenimento e muita história. Estamos falando de Tiradentes, simpática cidade mineira localizada a 203 km de Belo Horizonte. 

Engastado no sopé da Serra São José, o município possui um acervo turístico, recreativo e cultural de dar inveja a qualquer outro lugar. 

Dessas terras extraíram-se centenas de quilos de ouro e nos anos iniciais de vida do arraial a primitiva capela foi substituída por um magnífico templo, a Matriz de Santo Antônio, patrimônio cuidadosamente conservado juntamente com o centro histórico. 

Essas características lhe conferem um aspecto bucólico e romântico, atraindo muitos casais e famílias ao local.

Ainda assim, há certa badalação na região central da cidade, recheada de charmosas pousadas e estrelados restaurantes, que oferecem, além de momentos agradáveis, sabores inesquecíveis

Trekking, cicloturismo, cavalgadas e rapel, são algumas das aventuras proporcionadas pela cidade, que também oferece uma excepcional viagem a bordo de uma Maria Fumaça com destino à vizinha São João del-Rei. 


Como se não bastassem as atrações turísticas tradicionais, a cidade conta ainda com eventos praticamente mensais, que agradam a gregos e troianos. Entre os mais célebres, estão a Mostra de Cinema de Tiradentes e o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia. 

Grande polo turístico de Minas Gerais, Tiradentes atrai turistas de todo o mundo em busca de entretenimento e aconchego proporcionados pelos seus ares interioranos e temperaturas amenas.  

Igreja de Santo Antônio
Tiradentes - Marcelo Xavier Costa
Tiradentes
Trem São João del Rei - Tiradentes
Órgão de Tiradentes - foto divulgação
Tiradentes-_Foto_Lucas_Nishimoto-30
Tiradentes - Crédito Daniele Teixeira (18).JPG
Festival Gatronomia Tiradentes - Crédito - Guilherme Gazzinelli_2
Festival Gatronomia Tiradentes - Crédito - Paulo Filho2
Tiradentes - Vista Serra São José
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Igreja Matriz de Santo Antônio

Construção de 1710 considerada a 2ª igreja mais rica em ouro do Brasil. É um dos belos templos barrocos do Brasil. 

Existe também em seu interior um Órgão de 1779, considerado um dos 15 mais importantes do mundo. No seu adro pode ser visto um relógio do sol de 1875, feito pelo português Leandro Gonçalves Chaves.

Sua fachada foi projetada pelo mestre Aleijadinho. 

Canudinho do Chico Doceiro

Seu Chico já não é mais apenas um doceiro, e sim um embaixador dos sabores de Minas Gerais para o mundo, uma vez que a cidade de Tiradentes hoje é certamente um dos mais importantes e conhecidos destinos gastronômicos do pais. Os canudinhos e o mestre Chico Doceiro são parte importante e determinante desse patrimônio histórico da Estrada Real.

Museu de Sant'Ana

O prédio da antiga cadeia foi restaurado e transformado na sede do museu de Santa Ana. As quase 300 imagens foram adquiridas ao longo de 40 anos pela colecionadora, Angela Gutierrez, que doou todo o acervo para ao Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – e será cuidado por um instituto cultural.

As imagens foram esculpidas nos séculos XVII, XVIII e XIX. “Sant’Ana deu a luz e quando concebeu Maria ela era uma senhora mais velha. A imagem mostra Sant’Ana bem idosa, pode ver que ela é grisalha, o cabelo branco”, completa a colecionadora.As peças da exposição vieram de sete estados do Brasil. Como são esculturas feitas por artistas populares, a imagem de Sant’Ana aparece de diversas formas. O jeito de esculpir e a pintura vão mudando de acordo com a cultura de cada região.
Mais

hospedagem

Pousada Nossa Casa

Localizada no charmoso bairro da Santíssima Trindade, a Pousada Nossa Casa possui um ambiente acolhedor, emoldurado pela Serra de São José. Aos hóspedes são oferecidos seis apartamentos com vista para os jardins internos e para a Serra, todos com lençóis de percal, TV Led 24¨, ventilador e frigobar. As diárias incluem café da manhã e a Pousada oferece, ainda, um chá da tarde, além de espaços de estar, na varanda e deck. Instalada nas proximidades da Estrada Real, a Pousada dista 1,6 km do centro histórico de Tiradentes e 500 m da Igreja da Santíssima Trindade. A aproximadamente 50 m, o visitante pode conhecer e se aventurar pela Trilha do Mangue, localizada no Refúgio Estadual de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José, importante área de proteção da biodiversidade regional.

conheça

Pousada Vagalume

A Pousada Vagalume está localizada a apenas 300 m do centro histórico de Tiradentes, e dispõe de uma piscina com espreguiçadeiras. Rodeada por colinas verdes e um amplo jardim, também serve um buffet de café-da-manhã e oferece acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi) nas áreas comuns. Além de TV, ventilador e banheiro privativo, as acomodações bem-iluminadas dispõem também de uma decoração colorida e piso de madeira. Algumas são maiores e contam com lareira, área de estar e uma varanda com vista para as colinas. A apenas 5 minutos a pé da Praça Principal, esta pousada aceita animais de estimação e oferece estacionamento privativo gratuito.

  • Endereço: Rua Custódio Gomes Nº: 150 Cascalho
  • Telefone: (32) 3355-1294
  • E-mail: contato@pousadavagalume.com.br
conheça

Pousada Solar Imperial

O Solar Imperial Tiradentes é o resultado da realização de um sonho de criação de um ambiente, onde estão conjugados a generosidade da natureza e a nobreza da história; os resquícios culturais do colonial e a amplidão e luminosidade das soluções dos espaços do futuro. É um projeto de residência ampliada, para acolhimento de um público eclético e de bom gosto. Oferecemos , a partir de nossa casa, tudo o que Tiradentes tem de melhor: uma visão privilegiada da Serra de São José, uma combinação colorida dos telhados barrocos da cidade, e a silhueta da arquitetura caprichada das igrejas. Esperamos você para compartilhar conosco , todos estes privilégios.

  • Endereço: Rua Manoel Morais Baptista Junior, 87 Nº: 87 Parque das Abelhas
  • Telefone: (32) 3355-1821
  • E-mail: solarimperialmg@gmail.com
conheça
Mais

Restaurantes

Mais

serviços

Secretaria de Cultura e Turismo
Largo das  Forras, 71
(32) 3355-1212

Rodoviária
Praça Silva Jardim, s/n
(32) 3355-1100

Terminal Rodoviário (São João del-Rei)
(32) 3373-4700

Bancos
Bradesco e Itaú.