Destaques
Tudo que acontece na Estrada Real.
Fique por dentro
11 de Maio de 2016

Feriado de Corpus Christi nas cidades mineiras

saojoaodelrei
As tradicionais procissões e missas do feriado cristão acontecerão em várias cidades históricas de Minas Gerais
O feriado de Corpus Christi é tradicional nas cidades históricas de Minas Gerais. Os municípios mineiros costumam enfeitar as ruas com grandes tapetes coloridos formando desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice. Ouro Preto, Mariana, Diamantina, Sabará, Serro, Paraty, Tiradentes e São João del-Rei são famosas por demonstrarem sua fé a cada ano. 

Em 2016, as comemorações serão no dia 26 de maio, além de se deslumbrar com as ruas enfeitadas das cidades históricas, o turista terá a oportunidade de vivenciar a religiosidade mineira em meio às ladeiras históricas e a arquitetura barroca do Estado. 

Ouro preto é uma das cidades que fica coberta pelos tapetes coloridos e inicia sua festa de Corpus Christi com uma missa pela manhã, seguido de procissão, saindo da Paróquia Nossa Senhora do Pilar. Em Mariana, a tradicional procissão sai da Igreja Nossa Senhora da Assunção, passando pelas ruas repletas de tapetes e sacadas com colchas e toalhas de renda. Na cidade de Congonhas haverá a habitual missa solene e Procissão do Santíssimo. São João del Rei realizará missas as 7h e às 9h30, além da procissão que iniciará às 15h30 em frente ao arco da Igreja do Rosário. 

Tiradentes também realizará procissão às 17h, saindo da Igreja Matriz Santo Antônio, passando pelas ruas enfeitadas da cidade. No percurso, haverá seis bênçãos, sendo uma delas na Câmara Municipal, retornando aproximadamente às 18h30 para uma missa. Além disso, acontecerá um espetáculo de luz e som com roteiro narrado contando a história da Igreja.  
Compartilhe esta página: