Destaques
Tudo que acontece na Estrada Real.
Fique por dentro
17 de Junho de 2016

Ouro Branco entrega primeira fase da revitalização da Fazenda Carreiras

{BB0CDDB6-51A5-8035-EB65-B7AEA6EBD7C8}
Tombada pelo Iepha e às margens da ER, a fazenda teve sua primeira fase do processo de restauração entregue
A soma de esforços entre o Poder Público e vários agentes sociais e institucionais proporcionou a restauração e revitalização da Fazenda de Carreiras, em Ouro Branco. No último dia 16 de junho, a equipe da Prefeitura recebeu representantes da sociedade civil, do Ministério Público, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), do Instituto Yara Tupinambá, do Instituto Estrada Real/Sistema Fiemg e o Conselho Municipal de Cultura para a entrega da obra.   

Tombada pelo Iepha, em setembro de 2000, a Fazenda, localizada às margens da Estrada Real, guarda traços da arquitetura rural de Minas Gerais do século XVIII e resguarda a simplicidade das construções do período. Ainda estão previstos dois outros processos de restauração da construção para que, ao final, ela se torne um museu-fazenda responsável por reproduzir o contexto histórico e cultural de sua época. Em setembro de 2014, o poder executivo local e o Ministério Público e Promotorias de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais assinaram um Termo de Ajustamento de conduta que determinava que a adoção de medidas objetivando a salvaguarda, recuperação, preservação e promoção do patrimônio. Já em fevereiro deste ano, foi assinado o contrato para dar início ao trabalho de restauração e revitalização da Fazenda de Carreiras – Fase 1. 

O Instituto Yara Tupynambá executou os serviços que foram fiscalizados pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Cultura e Patrimônio Histórico e Obras e também pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais IEPHA/MG.

Ouro Branco 

Considerada o marco inicial sul da Cadeia do Espinhaço e tombada pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico), a Serra de Ouro Branco é uma das maiores atrações da cidade homônima que fica no Caminho Novo e a aproximadamente 100 km da capital mineira. Cartão-postal do município, a serra possui diversas cachoeiras, trilhas entre outras atrações naturais que fazem a alegria do turista.   

Além de suas belezas naturais, a cidade resguarda também atrações que compõem o seu encantador conjunto arquitetônico e paisagístico. Como a Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens (datada em meados de 1865) e a famosa Casa de Tiradentes, local que abrigou várias vezes diversas reuniões dos inconfidentes mineiros. 

O município ainda conta com outras suntuosas construções setecentistas como antigos casarões, fazendas e igrejas, como a bela Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco, que representa claramente a arquitetura religiosa do século 18, marcada pelas incríveis obras do mestre Aleijadinho. Ouro Branco possui muitos eventos culturais ao longo do ano. Cavalgadas, caminhadas, o Festival de Inverno de Ouro Branco e a Festa da Batata garantem a animação da cidade.
Compartilhe esta página: