Destaques
Tudo que acontece na Estrada Real.
Fique por dentro
26 de Setembro de 2016

Estrada Real está entre os melhores destinos turísticos históricos do país

Tiradentes- Foto.Lucas Nishimoto-38
Pesquisa do Instituto Datafolha aponta Minas Gerais como destino histórico favorito dos viajantes
Minas Gerais é o melhor destino turístico histórico do país, é o que aponta pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na última sexta-feira, 23/9. Igrejas seculares, tradicionais ruas de pedras, casarões coloniais e museus históricos, são as principais escolhas dos passeantes que tornaram o estado e parte da Estrada Real como a primeira opção de planejamento de férias.

Sobre o reconhecimento do turismo histórico de Minas Gerais, a turismóloga do Instituto Estrada Real (IER), Lorena Sorice, descreve a rota como uma experiência intensa ao viajante. “Caminhar pela Estrada Real é reviver os passos e os caminhos percorridos pelos escravos, pelo ouro e pela história. É sentir-se parte dela, das cidades e suas vilas históricas, é construir, a cada instante, sua identidade cultural”.


Cidades presentes na Estrada Real, como Ouro Preto, São João del Rei, Tiradentes e Diamantina se destacam por sua riqueza histórica e cultural. Mas além do turismo histórico, o destino é reconhecido também por seus atrativos de aventura, gastronomia e natureza.

“Você pode encontrar desde a tradicional comida mineira até a alta gastronomia, meios de hospedagem para todos os gostos, aventura, religiosidade, acervos históricos, cultura, diversão, tranquilidade podendo levar o viajante a momentos inesquecíveis”, relata Lorena.

A Estrada Real é muito mais que turismo histórico, a gastronomia se destaca como uma das maiores atrações do percurso. A fim de valorizar essa riqueza, o IER lançou o projeto “Terroirs – Rota Gastronômica da Estrada Real”, que selecionou e mapeou os principais atrativos  encontrados ao longo da maior rota turística do país.


Para o projeto Terroirs, foi criado um site  onde os turistas podem encontrar informações sobre o melhor gastronomia ao longo da Estrada Real. São receitas, pratos e quitutes, muitos deles produzidos artesanalmente e com ingredientes únicos. O endereço eletrônico disponibiliza o download do mapa lúdico da iniciativa, além de informações sobre os eventos e atrações de cada cidade.

Ferramentas do IER


O IER oferece duas ferramentas para o auxílio e incentivo dos turistas nas suas aventuras, o Passaporte da Estrada Real e os Roteiros Planilhados. O Passaporte é um documento voltado aos viajantes que possibilita o registro de sua jornada, por meio de carimbos nos pontos oficiais em um dos quatros Caminhos (Novo, Velho, Diamante e Sabarabuçu). Ao concluir um dos quatros trechos, ou todo percurso, o passeante recebe um Certificado.

O Passaporte é individual para cada viajante, e para obtê-lo, o interessado deve preencher o formulário no site e busca-lo em um dos pontos de retirada (Ouro Preto, Paraty, Petrópolis, Cocais, Tiradentes ou Diamantina) levando 1 kg de alimento não perecível ou uma peça de roupa.

Já os Roteiros Planilhados dão ao turista a possibilidade de percorrer os quatros caminhos de acordo com sua disponibilidade. Além disso, ele descreve todos os trechos de asfalto, terra, trilha, mata-burros, rotas alternativas e as orientações dos trajetos em relação ao posicionamento dos marcos na Estrada Real. 
Compartilhe esta página: