Destaques
Tudo que acontece na Estrada Real.
Fique por dentro
19 de Abril de 2017

Tiradentes oferece roteiro especial para aventureiros de plantão

Tiradentes - Vista Serra São José
Atrativos ecológicos e esportes radicais fazem da cidade histórica “point” de turismo de aventura
Ao invés de visitar museus e igrejas coloniais, passeios por trilhas, grutas e cachoeiras são opções para os aventureiros que querem dar um up no feriado de 21 de abril. Além da religiosidade e das riquezas arquitetônicas, Tiradentes é privilegiada geograficamente por uma natureza propícia às atividades de ecoturismo ou turismo de aventura.    

 Logo na chegada a Tiradentes, via Estrada Real, a vista é da Cachoeira do Bom Despacho. O local, de fácil acesso e com águas tranquilas, é indicado para lazer em família. Porém, um dos principais atrativos ecológicos de Tiradentes é a Serra de São José, com cerca de 1.000 m de altura e mais de duas horas de caminhada até o topo.     

 No trajeto rumo ao cume da serra, há várias trilhas que levam aos principais mirantes. Esses pontos proporcionam ao visitante uma visão da cidade, com destaque para a matriz de Santo Antônio, e das cadeias montanhosas que se perdem no horizonte.    

 As trilhas passam pela famosa “Calçada dos Escravos”, construída pelos negros no século XVIII e que remete à época do ciclo do ouro. Entre a serra e o morro de Santa Luzia, piscinas naturais com águas cristalinas convidam o turista para um refrescante mergulho.   Para enfrentar os trechos íngremes da caminhada, o turista deve ter preparo físico e auxílio de um guia. Em vários pontos, não há sinalização e a mata é fechada.     

Doses extras de adrenalina   

 Entre Tiradentes e São João del-Rei, uma atração recomendada aos turistas de espírito desbravador é a gruta da Casa da Pedra. Com 400 m de extensão, cinco salões e superfície iluminada, é um recinto de formações calcárias. São estalagmites e estalactites milenares criadas a partir de gotejamento mineral.    

 No interior da gruta, o turista não precisa se apavorar com os morcegos e as aranhas armadeiras. Apesar de serem comuns no ambiente, os animais são inofensivos, desde que não mexam com eles. Do lado de fora, descer de rapel nos paredões é um convite quase irrecusável para quem busca adrenalina. O serviço é oferecido por empresas especializadas.   

   A 8 km de distância do centro de Tiradentes, a imersão na natureza pode ficar ainda mais radical com um passeio de floating, em botes infláveis, pelo rio Elvas. O percurso, feito com botes infláveis, não possui corredeiras fortes e é indicado até mesmo para crianças.  

 A opção para aqueles que buscam passeios mais pacatos são as cavalgadas. Uma das mais famosas é a de distrito do Bichinho, que leva até o distrito de mesmo nome, às margens do rio das Mortes. 
Compartilhe esta página: