Destaques
Tudo que acontece na Estrada Real.
Fique por dentro
30 de Junho de 2015

Festivais aquecem o inverno em Minas Gerais

Acervo IER
O inverno começou oficialmente no último domingo (21), e com ele os tradicionais festivais culturais no interior mineiro.
O inverno começou oficialmente no último domingo (21), e com ele os tradicionais festivais culturais no interior mineiro. São shows, oficinas, teatro, gastronomia, cinema e muito mais. Listamos abaixo alguns dos festivais mais quentes da estação. Aproveite a oportunidade para conhecer também os encantos do nosso estado. 

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana
Um dos mais tradicionais em todo o Brasil, o evento acontece de 11 a 26 de julho nas ladeiras das tricentenárias cidades de Ouro Preto e Mariana. Configurado como projeto de extensão o movimento cultural é desenvolvido desde 2004 pela UFOP. O Festival de Inverno busca em sua edição de 2015 a interlocução dos saberes e fazeres nas produções artísticas, com foco especial nas discussões das pesquisas artísticas desenvolvidas no meio acadêmico. As ações envolvem apresentações, exposições, oficinas e debates nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Infanto-juvenil, Literatura, Música e Patrimônio. Mais informações.

Festival de Inverno de Ouro Branco
Criado em 2006 pela Prefeitura Municipal de Ouro Branco, o FIOB nasceu respaldado por relevantes festivais de cunho internacional (Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte, Festival de Inverno da UFMG e Inverno Cultural da UFSJ). O Festival já foi palco de conceituados artistas como: João Bosco, Mestre Salustiano, Zeca Baleiro, Grupo Galpão de Teatro, Cia. XIX de Teatro, Arnaldo Antunes, Balé da Cidade de São Paulo, Balé de Londrina, Balé de Rua de Uberlândia, Cordel do Fogo Encantado, Clowns de Shakespeare, Mímulus Cia. de Dança, Renato Teixeira, Orquestra Família Itiberê, Renato Borgheti, Grupo Moitará de Teatro, Ensemble Stanislas, entre outros. Este ano, o encontro acontece entre os dias 30 julho e 2 agosto.

Inverno Cultural UFSJ
O Inverno Cultural é o maior programa de extensão da UFSJ. Durante as duas semanas de evento, são promovidos dezenas de shows e atividades artísticas e culturais em São João del-Rei e outras cidades de Minas Gerais. Em sua 28ª edição, o evento tem como inspiração a expressão “Cultura da água”.Este ano, o encontro acontece em sete cidades onde a universidade atua ou tem algum tipo de ligação. O festival começa em Sete Lagoas entre os dias 17 e 21 de julho. Em São João del Rei, a cidade-sede, a programação é mais extensa, e vai do dia 18 a 26 de julho. Na sequência, o evento será em São Tiago, de 23 a 26 de julho; Santa Cruz de Minas, de 23 a 25 de julho; Divinópolis, de 24 de julho a 1º de agosto; Conselheiro Lafaiete, de 30 de julho a 1º de agosto; e Ouro Branco, de 30 de julho a 2 de agosto. Mais informações.

Festival de Inverno de Ponte Nova
Em 2015, o Festival de Inverno de Ponte Nova chega à sua nona edição. Com o tema “Entre Faces: cultura e tradição”, o encontro acontece entre os dias 16 a 26 de julho. Shows, exposições, oficinas, peças de teatro e dança e atividades para as crianças integram a programação do evento. Serão 11 dias de efervescência cultural.

Festival de Inverno de Caxambu
Em sua terceira edição, o festival de inverno de Caxambu promete agitar o Circuito das Águas. O evento acontece entre os dias 03 e 26 de julho, e traz diversas atrações, tais como o “Arraiá” de Caxambu, a Gunner Convention (Encontro de fãs da banda Guns ‘n’ Roses), Festival de Música do Centro Educacional Genny Gomes, Exposição Nacional de Orquídeas. Mais informações.

Fonte: http://www.minasgerais.com.br/noticias/festivais-aquecem-o-inverno-em-minas-gerais/.
Compartilhe esta página: