Além da rica história, a natureza também é parte fundamental dos caminhos da Estrada Real. Por isso, o Instituto Estrada Real (IER), a partir deste mês de julho, inicia um projeto de capacitação de guias turísticos nos 18 parques do eixo principal e área de influência da maior rota turística do país.
Segundo o turismólogo do IER, Felipe Machado, o projeto visa estimular o turismo e a preocupação com a preservação ambiental. “A Estrada Real apresenta um rico conjunto de áreas naturais com grande potencial para o turismo. A iniciativa visa estimular este segmento propondo ações de capacitação profissional, promoção dos destinos, além de ampla disseminação da cultura da qualidade e da segurança para a operação responsável e segura das atividades de aventura e ecoturismo em Unidades de Conservação”, ressalta.
O primeiro a receber a iniciativa foi o Parque Estadual do Rio Preto, no complexo da Serra do Espinhaço entre os dias 01 e 03 de julho. O objetivo do curso realizado foi desenvolver uma nova visão para gerenciar os riscos inerentes às atividades praticadas e aumentar a segurança nos parques. Para Felipe Machado, os objetivos foram alcançados. Os procedimentos de segurança apresentados serão utilizados para uma melhor gestão do parque e gerenciamento dos riscos. O aprendizado e a avaliação positiva foram alguns dos comentários mais utilizados pelos participantes.
Além do Parque Estadual do Rio Preto, outros dois parques receberão os cursos de capacitação no segundo semestre de 2015.