O Instituto Estrada Real (IER) assinou nessa quinta-feira (10/9), um contrato de parceria com o Instituto Palazzo Spinelli, tradicional escola italiana de restauro de elementos artísticos com atuação em diversos países. O curso ensinará técnicas de restauro utilizando monumentos da Estrada Real.
A Palazzo Spinelli pretende atuar no Brasil e desenvolver atividades conjuntas com órgãos e instituições brasileiras na área de conservação, restauro e da valorização do patrimônio histórico e cultural. O objetivo é criar uma instituição de ensino no país de ensino técnico, graduação e especializações dessa área, com o apoio do IER.
A Estrada Real, além de ser a maior rota turística do país, tem um enorme acervo patrimonial e cultural, contando com três conjuntos urbanísticos inscritos na lista do Patrimônio Mundial da Unesco. Para Rogério Livramento, diretor do IER, “a expectativa é que desta parceria possam nascer muitos frutos de ambas as partes”.
Durante a reunião, Rogério aproveitou para presentear os representantes do Instituto com um kit Estrada Real (mapa, revista, adesivo, e o livro “Imagens e Poesia”) além de dois dos produtos licenciados IER (mini cachaça Estrada Real e uma cerveja Weiss Estrada Real). Os convidados também conheceram um pouco do projeto do Passaporte e das recentes parcerias queijo do Serro e da bota para trekking.