Você está em:

Santa Rita Durão / Catas Altas

Caminho dos Diamantes
De uma bela singularidade, o percurso entre Santa Rita Durão e Catas Altas pode ser dividido em dois momentos, sendo o primeiro deles o viajante se depara com o povoado de Morro d’Água Quente, onde o trajeto é por uma estrada construída encima de uma montanha de minério de ferro. Já na segunda parte o viajante passa por uma estrada de terra conhecida como “Trilha Parque”, caracterizada como bem movimentada pelos caminhantes local e possuindo boas condições e sendo grande parte de seu percurso plano.   O arraial de Morro d’Água Quente tem como curiosidade o seu nome, surgido devido às fontes termais que existiam da região, destruídas pelas escavações do ouro, em conjunto com as demais que podem ser contadas pelos moradores locais, já valem a visita.   Ainda no caminho entre Santa Rita Durão e Morro d’Água Quente o viajante passa pelo aterro sanitário da região, que já ganhou alguns prêmios por ser exemplo e servir de modelo a outros devido a suas condições ecologicamente responsáveis. Neste ponto também é possível avistar o Pico do Baiano, localizado na Serra de Catas Altas, e que abriga locais para a prática de escalada e outros esportes radicais.   O trecho chega ao fim na cidade de Catas Altas, que foi fundada em 1703 a partir da vinda de bandeirantes em busca do ouro e pedras preciosas. Com o esgotamento das minas a cidade viu a sua economia entrar em decadência, até o naturalista Sainte Hilaire sugerir a substituição da exploração do ouro por ferro, que é abundante na região, reerguendo o status local. A cidade abriga um dos mais harmoniosos conjuntos arquitetura colonial mineira, integrado por igrejas e casarões complementados, ao fundo, pela magnífica Serra do Caraça. 

INFORMAÇÕES DE TRECHO

Dificuldade Física: Nível 3
Dificuldade TÉCNICA: Nível 5
DISTÂNCIA TOTAL: 19 KM
PRESENÇA DE SOMBRA: NÃO
distância em desciDa: 9 KM
DISTÂNCIA EM SUBIDA: 7 KM
INC. MÉdia das subidas: 2 %
TRECHOS
Os roteiros planilhados oferecem ao turista a possibilidade de percorrer os quatro caminhos de acordo com sua disponibilidade.
Aqui você encontra todas as direções que deverão ser tomadas no percurso, com base nos marcos da Estrada Real. Boa Viagem!
DOWNLOAD ALTIMETRIA
Compartilhe esta página: