Você está em:

São Gonçalo do Rio das Pedras / Serro

Caminho dos Diamantes
 De São Gonçalo do Rio das Pedras ao Serro o praticante irá encontrar um trecho longo, com muitas descidas íngremes e todo de asfaltado, porém, o fluxo de carro é bem baixo e a presença de dois povoados ao longo do caminho garante tranqüilidade, além de se tratarem de locais realmente fascinantes.   Um deles, o povoado de Milho Verde, que surgiu no século XVIII, promove um apelo bastante histórico, com a presença de um registro, espécie de alfândega que controlava a passagem de pessoas e ajudava a combater o contrabando, além de um turismo bastante organizado, com locais adaptados para acolher o turista de forma bastante agradável, garantindo uma estada perfeita em um local muito charmoso. Ainda em Milho Verde, o praticante encontra uma paisagem deslumbrante: a vista que se tem por trás da Capela do Rosário, com o pano de fundo panorâmico de vales e montanhas da Serra do Espinhaço, além das suas inúmeras cachoeiras, é de tirar o fôlego.   Partindo para o povoado de Três Barras, ainda se tem fortes e longas descidas. Três Barras tem como ponto forte as singulares cachoeiras de águas realmente transparentes, contanto ainda com uma bonita trilha que liga os povoados de Milho Verde e Três Barras, onde é possível encontrar alguns resquícios do antigo calçamento da Estrada Real, contudo, o local ainda não apresenta infra-estrutura turística.   O caminho termina na cidade do Serro, que surgiu com a vinda dos bandeirantes no século XVII na busca por ouro, tornando a mesma um grande centro econômico e político da capitania de Minas Gerais. Nos dias de hoje, abriga inúmeros casarios e igrejas coloniais, que são os principais atrativos da cidade, além do clima predominantemente tranqüilo, oferece ao turista toda comodidade necessária.

INFORMAÇÕES DE TRECHO

Dificuldade Física: Nível 4
Dificuldade TÉCNICA: Nível 5
DISTÂNCIA TOTAL: 30 KM
PRESENÇA DE SOMBRA: NÃO
distância em desciDa: 15 KM
DISTÂNCIA EM SUBIDA: 12 KM
INC. MÉdia das subidas: 4 %
TRECHOS
Os roteiros planilhados oferecem ao turista a possibilidade de percorrer os quatro caminhos de acordo com sua disponibilidade.
Aqui você encontra todas as direções que deverão ser tomadas no percurso, com base nos marcos da Estrada Real. Boa Viagem!
DOWNLOAD ALTIMETRIA
Compartilhe esta página: