Roteiro por:

Caminho do Sabarabuçu

160 KM
6 TRECHOS
Há cerca de trezentos anos, as serras íngremes do trecho, cortadas por cursos d’água como o rio das Velhas, eram vistas como verdadeiros tesouros, onde seria possível achar ouro e outras pedras preciosas. Essa crença se devia ao brilho que a atual Serra da Piedade (antigo Pico de Sabarabuçu) tem. O que os bandeirantes imaginavam ser ouro é, na verdade, o minério de ferro do topo da montanha, que reflete a luz do sol. Para chegar até a serra que reluzia, esses viajantes buscaram uma rota alternativa entre Ouro Preto, no Caminho Velho, e Barão de Cocais, no Caminho dos Diamantes. 

Foi aí que surgiu o Caminho de Sabarabuçu. O caminho segue margeando o rio das Velhas e tem a Serra da Piedade, do alto dos seus 1.762 metros, como um dos atrativos. Além da mítica história da serra que reluz, ela servia também como referência de localização para a chegada às minas a partir de Raposos, Sabará e Caeté. Os 160 km do Caminho de Sabarabuçu estão divididos em 6 trechos, onde cada um dos trechos guarda atrativos turísticos que vão do turismo natural ao histórico, cultural e religioso – são dezenas de igrejas e festas populares.

Dos 160 quilômetros 22,5% são de trilhas (36 km). Os outros 82% são de estrada de terra (124 km).     

  • Morro Vermelho – Sabará = 20 km de trilha
  • Sabará – Raposos = 3 km de trilha
  • Raposos – Honório Bicalho = 13 km de trilha

O turista tem que ficar muito atento ao campo de observações das planilhas, principalmente nos trechos de trilha, onde ele terá informações do estado da trilha e a possibilidade de faze-la, como por exemplo, se tem como percorrê-la com alforje, além de informações de como é possível evitá-las. Dentre as trilhas de grande dificuldade está a que liga Morro Vermelho a Sabará.     

Para quem percorre o caminho do Sabarabuçu no sentido Cocais – Glaura subirá um total de 77 km oscilando entre subidas curtas e longas, sendo que uma das mais longas é a do trecho entre Cocais e Glaura.  Boa parte tem opções com áreas sombreadas, exceto entre o trecho Rio Acima e Glaura.     

Para quem percorre no sentido Glaura a Cocais, dos 160 km, 76 km oscilam entre subidas curtas e longas.

ATENÇÃO: PONTE SOBRE O CÓRREGO DO FEIJÃO  ENTRE HONÓRIO BICALHO E RIO ACIMA INTERDITADA PARA MANUTENÇÃO. SEGUIR PELA MG 030.
TRECHOS
Os roteiros planilhados oferecem ao turista a possibilidade de percorrer os quatro caminhos de acordo com sua disponibilidade.
Aqui você encontra todas as direções que deverão ser tomadas no percurso, com base nos marcos da Estrada Real. Boa Viagem!
DOWNLOAD ALTIMETRIA
Compartilhe esta página: