Paisagens deslumbrantes esperam por você na Estrada Real

Os caminhos da Estrada Real foram abençoados com alguns dos cenários mais bonitos do mundo. Os caminhos são contemplados com lugares celestiais como a Serra do Espinhaço, a Serra da Piedade e a Serra dos Órgãos. Para os amantes da natureza e do ecoturismo, a Estrada Real é o destino perfeito.

CURIOSIDADES E “CAUSOS”

A cachoeira do carteiro
Tiradentes – MG
O Santuário de Nossa Senhora da Piedade
Caeté – MG
A lenda da Lagoa da Reta
Sabará – MG
Cachoeira do Tabuleiro
Conceição do Mato Dentro – MG
A cachoeira do carteiro
Seguindo pelo bairro do Cascalho, com uma caminhada de aproximadamente uma hora e meia, chega-se ao alto da Serra de São José. No caminho você passará diante de uma cruz onde foi morto um carteiro que trazia mensagem importante para a vila. Diz a lenda que quem passar por este caminho deverá jogar uma pedra ao pé da cruz. Logo em frente nos deparamos com algumas pequenas piscinas naturais. 
O Santuário de Nossa Senhora da Piedade
A origem do Santuário de Nossa Senhora da Piedade está ligada a muitas lendas. Uma delas diz que no século 17 chegaram à região dois fidalgos que queriam fundar um eremitério, eram eles: Bracarena e Lourenço. O primeiro chegou à Vila Nova da Rainha e, ao avistar a Serra da Piedade, rodeada de nuvens, achou que ali era apropriado para a construção de uma capela em louvor à santa de sua devoção. O povo, a princípio, julgou que Bracarena fosse louco. Boatos, no entanto, sobre curas e milagres começaram a surgir e o velho ermitão passou a ser admirado.

Uma menina “muda de nascença” avistou várias vezes à noite a imagem da Virgem e ficou curada. Um escravo, picado de cobra, bebeu água da fonte e imediatamente se curou. Uma senhora que tinha a pele ferida ficou com o corpo completamente limpo depois de beber da mesma água. Os milagres convenceram o povo e então passaram a ajudar na construção da capela. Em 1770, como está gravado no sino da torre, o templo ficou pronto. A partir daí, a serra passou a ser chamada de Serra da Piedade e a receber visitantes do mundo todo.
A lenda da Lagoa da Reta
Havia uma casa de baile perto de onde passavam as procissões de quaresma. Certa vez, durante a passagem da procissão, contrariando as ordens do padre – que pediu para que a casa fosse fechada e não ligassem a música – as pessoas não deram atenção. Continuaram dançando, cantando e fazendo muito barulho. Ao passar pelo salão, o padre contrariado amaldiçoou aquele lugar. Levantou o crucifixo, dando continuidade à procissão, e a casa começou a afundar, levando junto todos os que participavam daquela festa. Nenhum deles voltou a ser visto e aquele misterioso movimento de terra foi imediatamente tomado pela água, transformando-se em uma lagoa sem fundo, atualmente conhecida como Lagoa da Reta. 
Cachoeira do Tabuleiro
Conceição do Mato Dentro possui a maior cachoeira de Minas Gerais, a Cachoeira do Tabuleiro. Com seus 273 metros de queda, é a 3ª maior do Brasil.  

Parques

COMO VOCÊ VAI?

Vai sozinho? Com a família? Com amigos? Em casal? De qualquer jeito, a Estrada Real tem os passeios certos para você.
A DOIS
AVENTUREIRO
FAMÍLIA
Compartilhe esta página: